MEDIADOR E MEDIAÇÃO: MÉTODOS ADEQUADOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Advogado e Mediador Dr. Mario Solimene é um dos pioneiros em mediação no Brasil e integra o corpo docente do curso de resolução alternativa de conflitos da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e MEDIATIVA. Faz uso de seus mais de 30 anos de experiência do contencioso judicial para aplicar com sensibilidade as técnicas adquiridas em sua atuação como mediador. Essa é uma ferramenta valiosa também em sua atuação como advogado, e se mostra especialmente útil em casos envolvendo o direito de família.
Como funciona a Mediação
Mediação é um modo eficaz de resolver disputas sem a necessidade de bater às portas de um Tribunal. Isso implica na utilização de uma terceira pessoa independente – o mediador – que ajudará ambas as partes a chegarem a um acordo.
A mediação é um processo flexível que pode ser utilizado para resolver conflitos em uma grande variedade de situações. Entre outras :
- contratos
- disputas envolvendo direito de família
- questões hereditárias (inventários)
- conflitos sobre direitos de vizinhança
- acordos nas mais diversas áreas do direito Civil
O papel do mediador é ajudar as partes a conseguir uma solução amigável para o problema e chegar a um resultado em que ambas as partes se considerem satisfeitas com o desfecho do caso. Os mediadores evitam tomar partido, fazer juízo de valor ou mesmo dar orientação às partes. São responsáveis apenas por facilitar uma comunicação eficaz e construir o consenso entre elas. O foco de uma reunião de mediação é conseguir um acordo baseado em bom senso, que agrade ambos os lados da disputa.
A mediação é um processo voluntário e só se realizará se ambas as partes estiverem de acordo com a adoção desse procedimento. É um processo estritamente confidencial onde o teor das discussões não são revelados a pessoas estranha à discussão.
Se as partes forem incapazes de chegar a um acordo, podem ainda assim dirigirem-se à Justiça comum. Nesse caso, os detalhes discutidos por ocasião das reuniões de mediação não podem ser trazidos ao Tribunal.
As partes arcam por igual com o preço das reuniões de mediação, o qual irá depender do valor e complexidade da reclamação.
Tentativas de acordo com um advogado que utiliza técnicas de mediação
Se o profissional for contratado em sua capacidade de advogado, nada impede que ele utilize as técnicas da mediação para viabilizar o diálogo de seu cliente com a parte contrária. Mas isso não quer dizer que estará atuando como mediador, mas apenas utilizando uma das várias ferramentas colocadas à sua disposição para viabilizar o acordo. Nesse caso, não há qualquer das restrições impostas à figura do mediador, mesmo porque seu papel é de advogado que procura facilitar a conciliação.
Mediação e utilização de advogado com ênfase na conciliação – Consultas, discussão de casos, informações — página de contato — E-mail contato@mariosolimene.com — telefones (11) 3079 – 1837 ou (11) 3071 – 0918. Horário de atendimento ao público: de Segunda à Sexta, das 11:00 às 18:00 horas