Advogado LGBTQIAPN+ - Dr. Mario Solimene no Portal DRAUSIO UOL

Como denunciar lgbtfobia no ambiente médico

Desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou o crime de lgbtfobia (discriminação à população LGBTQIAPN+) ao de racismo. Isso quer dizer que, ao ser discriminada por pertencer a um grupo social, a vítima pode denunciar o ofensor pelo crime de racismo. “Isso pode ocorrer, por exemplo, se a pessoa for impedida de realizar um exame ou se se recusarem a atendê-la por ser LGBTQIAPN+”, descreve Mario Solimene Filho, especialista em direito para a comunidade LGBTQIAPN+.

Além disso, em 2023, o STF equiparou a lgbtfobia ao crime de injúria racial. “Nesse caso, trata-se de uma violência mais individualizada, a partir do uso de nomes pejorativos, por exemplo. Se isso acontecer, seja dentro do ambiente hospitalar ou não, deve ser denunciado às autoridades policiais”, explica o especialista.

Matéria completa em https://drauziovarella.uol.com.br/sexualidade/lgbtqiap/preconceito-medico-ameaca-saude-lgbtqiapn-veja-como-denunciar/

Mario SolimeneAuthor posts

Avatar for Mario Solimene

Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP - Largo de São Francisco), turma de 1994, com especialização em Direito Privado e Processo Civil. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo, sob o número 136.987. Pós graduado (Pg.Dip.) e Mestre (MMus) pela University of Manchester e Royal Northern College of Music, Reino Unido (2003-2006). Curso de Extensão em Direitos Humanos Internacionais sob supervisão de Laurence Helfer, J.D, Coursera, School of Law, Duke University, EUA (2015). Inscrito como colaborador da entidade Lawyers Without Borders (Advogados Sem Fronteiras) e membro da International Society of Family Law (Sociedade Internacional de Direito de Família). Tomou parte em projetos internacionais pela defesa da cidadania e Direitos Humanos na Inglaterra, Alemanha, Israel e Territórios da Palestina. Fluente em Inglês, Espanhol, Italiano e Alemão.

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *